Apesar de já não haver uma data legal para os saldos, a verdade é que os grandes ratalhistas têm mantido mais ou menos as mesmas datas que antigamente. Deixo-vos aqui 10 dicas para aproveitarem melhor os saldos:

1) Faça uma lista – Para que consiga ser eficaz nas compras, o ideal é fazer primeiro um levantamento do que quer comprar. Fazer uma lista irá ajudá-lo a saber o que lhe faz mais falta ou necessita substituir.

2) Estipule um orçamento – Haver produtos a metade do preço pode ser uma boa oportunidade. No entanto, caso não haja um limite pré-definido muito facilmente poderá descontrolar o seu orçamento.

3) Compare preços – Se procura um artigo específico vale a pena comparar o mesmo produto em várias lojas. Mesmo em período de saldos consegue-se encontrar grandes diferenças de preços.

4) Online – Além das lojas físicas muitas lojas online também fazem as mesma promoções. Aliás, algumas até fazem saldos mais apelativos. É uma boa forma também de evitar as confusões das loja.

5) Vá às compras com roupa confortável – Se pretende aproveitar os saldos na roupa, e vai ter de experimentar várias peças, opte por levar uma roupa prática e confortável para ser mais simples.

6) Invista em básicos – Para quem aproveita esta altura para renovar algumas peças do guarda-roupa a aposta em básicos é sempre uma boa opção. Ao contrário de outras peças mais da moda, e que hoje estão na berra mas que depois não vai voltar a usar, as peças mais básicas tendem a ser aquelas que mais utilizam e, por isso, esta é uma boa altura para reforçar com preços mais reduzidos.

7) Inspecione os artigos – Na altura de saldos muitas lojas ficam sempre um pouco mais confusas e há peças, quer de roupa ou mesmo outros artigos que podem não estar em perfeito estado, de modo a assegurar que não trará um produto com defeito.

8) Roupa de criança – Para quem tem crianças esta é uma boa oportunidade para investir em roupa e sapatos. Opte por tamanhos maiores ou compre peças para agora e para daqui a um ano. Eu costumo fazer isso e, até hoje, nunca comprei nenhuns sapatos para os meus filhos fora de saldos, o que permite investir num calçado melhor.

9) Trocas de devoluções – Por lei as lojas não são obrigadas a fazer trocas ou devoluções, a não ser que o produto tenha um defeito e isso não tenha sido mencionado no acto da compra. Muitas lojas dão essa possibilidade por uma questão de cortesia. Informe-se antes de fazer a compra e o modelo de troca/devolução.

10) Na dúvida pense – Se está com dúvidas se deve ou comprar um determinado artigo, sai da loja. Se possível pode pedir para guardar o artigo uma hora e dê uma volta para o ajudar a refletir. Volte a olhar para o seu orçamento, lista e quanto gastou e avalie se vale a pena.